Categoria: EF1, Língua Portuguesa

Descrição: Jogo feito para colaborar com a alfabetização de alunos da Educação Especial, faz parte de uma dissertação de Mestrado do Programa ProfLetras. Foi criado como proposta de intervenção para os desvios de ortografia apresentados por alunos com deficiência e TEA dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O jogo contém três estágios:
(Jogo 1) a crianças escolhe a escrita correta do desenho apresentado e, caso não acerte, aparece a regra e/ou a forma estabelecida para a escrita daquela palavra. O estágio 2 (Jogo 2) mostra para as crianças que a fala e a escrita são processos distintos, no entanto, muitas vezes a escrita sofre interferência da oralidade. Assim, nesse estágio, o (a) jogador (a) ouvirá áudios com falares diferentes sotaque/entonação/modo) para uma mesma palavra, porém ele/ela deve escolher a forma correta de escrita para a palavra ouvida. Já no estágio 3 (Jogo 3), o (a) participante irá ouvir palavras, sentenças e frases e devem redigi-las conforme as regras da escrita. Logo em seguida, irá comparar a sua escrita com escrita ortográfica.

Disciplina:Linguagens
Ciclo: EF1
Formato:
Tipo: Interativo
Validado no Tablet: Sim

TAGS: EF1, Educação Fundamental1, Fundamental1, fundamental, Instalado, App, Interativo, Linguagens, Língua, Portuguesa, alfabetização, ortografia