Planejamento reverso

Planejar é uma ação essencial para qualquer profissão! 

Arquitetos, por exemplo, planejam o desenvolvimento de casas e prédios; profissionais da área da saúde planejam campanhas de imunização, entre outras ações; e professores planejam aulas.

De acordo com Wiggins e McTighe*, um bom planejamento de aula tem mais relação com a reflexão sobre os objetivos desejados, com aquilo que se quer que o aluno aprenda, do que com a aquisição de novas habilidades técnicas ou de conteúdos desvinculados da vida desse estudante.

Nesse sentido, o Planejamento Reverso tem como principal premissa a ideia de começar pelo fim, focando o conhecimento adquirido a partir das experiências dos estudantes e de suas necessidades. A estratégia propõe uma inversão de perspectiva, começando pelos resultados de aprendizagem desejados e, a partir daí, desenvolvendo as estratégias e atividades que vão possibilitar aos estudantes atingir esses objetivos. Essa abordagem situa a aprendizagem como ponto central do planejamento, permitindo que professoras e professores estruturem suas aulas de modo mais coerente e alinhado com as necessidades e interesses dos estudantes.

*WIGGINS, G.; McTIGHE, J. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. 2. ed. (ampliada). Porto Alegre: Penso, 2019.

Vamos conhecer mais sobre o Planejamento Reverso? A seguir selecionamos materiais para apoiar professoras e professores no planejamento de aulas mais significativas para todos os seus estudantes! Vamos lá?


Exemplos de planos de aula

A seguir apresentamos exemplos de planos de aula elaborados a partir do Planejamento Reverso para você se inspirar!

Agora, que tal colocar em prática os aprendizados sobre Planejamento Reverso na construção dos seus próximos planos de aula? 

Faça o download do arquivo modelo clicando aqui. 

Bom planejamento!